Como publicar seu primeiro artigo científico? Veja 4 dicas importantes

Se você é estudante de graduação e tem interesse em continuar a carreira acadêmica, chegou a hora de publicar seu primeiro artigo científico. Essa é uma maneira de entrar em contato com os pares da área, pontuar no currículo Lattes e, assim, aumentar as chances de conquistar uma bolsa de mestrado.

Graduandos geralmente precisam escrever em coautoria com um professor, já que os periódicos especializados exigem titulação mínima de mestre ou doutor para um dos autores do trabalho. Além dessa possibilidade, eventos acadêmicos são uma alternativa aos pesquisadores iniciantes.

Publicar seu primeiro artigo científico é fundamental para seguir carreira acadêmica.

Publicar artigos científicos é fundamental para quem deseja seguir carreira acadêmica. (Foto: Divulgação)

A seguir, confira um passo a passo para garantir uma publicação e trilhar uma jornada de sucesso na Ciência.

Como publicar seu primeiro artigo científico

Um artigo acadêmico deve ser relevante para a área. Ou seja, não é qualquer trabalho de aula que rende publicação. O texto precisa trazer informações inéditas. Para isso, não há alternativa a não ser pesquisar.

1 – Tenha uma pesquisa

Eleja um tema de seu interesse. Em seguida, estude o que já foi publicado sobre o assunto. Você pode verificar trabalhos em anais de eventos ou revistas científicas. O Google Acadêmico e o Banco de Teses e Dissertações da Capes também são repositórios que oferecem um bom material de referência.

Feito o levantamento, deve-se chegar à inovação propriamente dita. Você pode fazer uma revisão de literatura e apontar as lacunas das investigações anteriores. Se possível, conduza um estudo de caso para encontrar respostas aos questionamentos.

2 – Escreva o texto

Quanto maior o seu esforço em coletar dados, mais perto você estará de publicar seu primeiro artigo científico. No entanto, antes é preciso passar pela etapa de redação e formatação do paper.

Um trabalho desses costuma ter entre 12 e 15 páginas. A maioria dos periódicos brasileiros segue as normas da ABNT, mas pode haver regras diferentes para citação ou referências, dependendo da entidade. Lembre-se de seguir uma estrutura clara e coesa. Exponha objetivos, métodos utilizados, informações obtidas e conclusões.

Escreva o texto de acordo com as normas da ABNT. (Foto: Divulgação)

3 – Escolha a publicação

Finalizado o artigo, chega o momento de enviá-lo para publicação. Você pode inscrevê-lo num congresso de pesquisa ou num periódico da área, desde que atenda aos requisitos.

Nos eventos, o participante costuma ser incluído num Grupo de Trabalho que reúne investigações com abordagens afins. Já os journals podem ser divididos: um espaço para artigos de assuntos variados, outro para dossiês temáticos. Fique de olho nos chamados call for papers e veja onde enquadrar sua produção.

4 – Tenha paciência

Não se assuste caso a revista demore meses até dar um retorno. Os textos submetidos para publicação passam pelo crivo de pareceristas, e esse processo pode levar um tempo. Também é comum que o trabalho seja aceito com ressalvas, o que significa realizar correções para adequá-lo a exigências científicas ou editoriais.

Se o conteúdo for reprovado, tente avaliar suas falhas e aprender com elas. Busque ajuda de um pós-graduando ou de um professor de confiança. Estude um pouco mais e, quando estiver confiante, tente outra vez. Com persistência, você conseguirá publicar seu primeiro artigo científico.

Gostou das dicas? Deixe um comentário!

The post Como publicar seu primeiro artigo científico? Veja 4 dicas importantes appeared first on ViaCarreira.

Share

You may also like...