O que é avaliado na dinâmica em grupo para trainee?

Descubra o que é avaliado na dinâmica em grupo para trainee e prepare-se para se dar bem no processo seletivo. Durante esta avaliação, os recrutadores ficam de olho no comportamento de cada candidato.

O programa de trainee é uma ótima opção para iniciar a carreira ocupando um cargo de liderança. Para ser aprovado na seleção, no entanto, é preciso ter um bom desempenho nos testes online, dinâmica, entrevistas individuais e demais etapas.

Os recrutadores ficam de olho no comportamento de cada candidato. (Foto: Divulgação)

As grandes empresas selecionam jovens talentos para ocupar cargos de liderança. Para preencher as vagas de trainee, elas dão preferência aos profissionais com atitude de dono do negócio, dinâmicos, focados em resultados, apaixonados por desafios e capazes de trabalhar em equipe.

Dinâmica em grupo para trainee: principais pontos avaliados

A dinâmica em grupo é uma etapa decisiva no processo seletivo para trainee. Os candidatos precisam se preparar para a avaliação e conhecer os pontos que são considerados importantes pelos recrutadores.

As características, consideradas na seleção, variam de acordo com o perfil profissional que a empresa procura. Exemplo: a introspecção pode ser um bom atributo para líderes que trabalham sozinhos com análise, mas não é algo positivo para um cargo que exija comunicação e desenvoltura para trabalhar em equipe.

Os pontos analisados na dinâmica em grupo para trainee variam de acordo com as competências definidas por cada empresa. Essa etapa da seleção irã propor uma atividade em que o candidato possa demonstrar as características que a companhia considera essencial.

Os pontos mais analisados na dinâmica em grupo são:

1 – Competências de líder

Competências é um conjunto de habilidades profissionais que o candidato possui. Nos processos seletivos para trainee, as empresas geralmente estão de olho nos profissionais com capacidade de liderar.

Um bom líder é aquele que busca conhecimentos constantemente, inspira confiança, pensa a longo prazo e tem um propósito.

2 – Postura

A postura de cada candidato é avaliada durante a dinâmica em grupo. Portanto, não exagere no uso de gírias, evite falar alto, use roupas apropriadas e cuidado com os erros de português.

3 – Conhecimento sobre a empresa

O jovem profissional, interessado em participar do programa de trainee, deve conhecer tudo sobre a empresa. Estude a respeito da história da companhia, conheça os valores da mesma e as principais linhas de negócios.

Demonstre os seus conhecimentos sobre a empresa. (Foto: Divulgação)

4 – Fala

Ao participar da dinâmica, encontre uma medida: não fale além do necessário e nem fique calado o tempo todo. Converse com os demais participantes ou com o entrevistador quando tiver algo interessante para acrescentar. Não interrompa a fala dos outros candidatos e evite conversas paralelas.

Não seja um candidato monossilábico. O ideal é superar a timidez e perder o medo de falar em público para dar respostas completas. Lembre-se que ficar calado transmite a impressão de falta de interesse, portanto, não é uma característica positiva na avaliação.

5 – Personalidade

Os traços da personalidade também são avaliados. Portanto, demonstre segurança, evite falar mal dos empregos anteriores, não minta e não queira ser alguém que você não é.

6 – Envolvimento

O candidato deve se envolver com as outras pessoas, afinal, o objetivo dessa etapa da seleção é avaliar a capacidade de trabalhar em equipe. Portanto, não tenha medo de interagir com os outros participantes. Integre-se, seja útil, delegue e não queira fazer tudo sozinho.

Agora você já sabe o que é avaliado na dinâmica em grupo para trainee. Restou alguma dúvida? Deixe um comentário.

The post O que é avaliado na dinâmica em grupo para trainee? appeared first on ViaCarreira.

Share

You may also like...