Vídeo entrevista de emprego: como se dar bem nessa etapa de seleção?

Empresas no Brasil e no mundo todo têm utilizado a vídeo entrevista de emprego no processo seletivo. No último ano, essa modalidade aumentou mais de 50% sua utilização pelas empresas recrutadoras, por isso é importante que você aprenda como se comportar numa videoconferência que vale uma vaga de emprego. Veja a seguir dicas valiosas e arrase na sua próxima conferência profissional.

Veja como se dar bem na vídeo entrevista de emprego.

Prepare-se para encarar uma entrevista de emprego por vídeo. (Foto: Divulgação)

O que é uma vídeo entrevista de emprego?

Uma entrevista de emprego tradicional é feita presencialmente na empresa recrutadora, onde o candidato se apresenta juntamente com seu currículo para ser avaliado pessoalmente. O recrutador considera suas aptidões, postura e características. Esse foi o modelo utilizado por muitos anos e ainda é por diversas empresas.

Atualmente, com o avanço da tecnologia e da internet, é possível recrutar pessoas qualificadas e adequadas para o cargo em questão, de outra cidade, estado ou até mesmo de outro país. Isso se deve ao fato de que é possível fazer uma entrevista à longa distância através de videoconferência. Essa modalidade é tão produtiva quanto uma presencial.

Dicas para se dar bem na entrevista por vídeo

Se preparar com antecedência para uma entrevista presencial ou por vídeo é imprescindível para superar medos e obstáculos que possam surgir no momento. Algumas atitudes podem demonstrar ao entrevistador o seu interesse, comprometimento e responsabilidade.

Se prepare para causar uma boa impressão.

#1 – Se vista adequadamente

Como em uma entrevista presencial, na por videoconferência é necessário também que você se vista adequadamente e de corpo todo, não apenas da cintura pra cima. Já houveram entrevistas de pessoas que se vestiram apenas com a parte de cima do corpo e para baixo estava informal, o que não causa uma boa impressão.

Se for o caso, use roupas sociais e adequadas. Lembre-se que o entrevistador pode pedir para que você se levante.

Mulheres: evitem decotes, vestimentas vulgares e maquiagem muito carregada. Opte sempre para o clássico e mais básico.

Homens: utilize roupas formais e não amarrotadas, barba bem cuidada ou feita e cabelo arrumado.

#2 – Teste o seu equipamento

Dica valiosa e muito importante: teste o equipamento pelo menos meia hora antes do horário marcado da entrevista e veja se a sua internet está com uma conexão boa e estável. Verifique se o seu computador está funcionando, assim como o programa da vídeoconferência.

Entrevistas de emprego com conexões ruins ou problemas no computador podem atrapalhar muito a sua desenvoltura e também testar a paciência do entrevistador.

Faça o teste com um amigo ou familiar para ver se a conexão e o programa estão funcionando perfeitamente.

Teste o seu equipamento com antecedência. (Foto: Divulgação)

#3 – Escolha do local

A escolha do local é uma questão importantíssima. Opte por um lugar tranquilo, sem interferências, barulho e com boa luminosidade.

Se a entrevista for feita de casa mesmo, escolha um local fechado, para que ninguém entre, nem animais ou coisas o atrapalhe. Verifique se a luminosidade está boa para a câmera que vai filmar.

Locais públicos, como cafés ou restaurantes, não são uma boa escolha, porque você pode ser interrompido a qualquer momento e também ruídos locais poderão atrapalhar.

Escolha um local com um fundo branco ou mais clean, de preferência, sem muitos elementos atrás.

#4 – Não se distraia com outras coisas

É importante que você mantenha o foco na sua totalidade durante a conversa com o entrevistador. Olhe sempre para a câmera, isso faz toda diferença e demonstra interesse e comprometimento.

Feche todos os programas do computador. Deixe apenas o da videoconferência aberto. Desligue o celular ou o deixe em modo vibratório em outro cômodo.

#5 – Saiba tudo sobre o seu currículo

O entrevistador espera que você saiba tudo sobre sua própria trajetória profissional. Portanto, evite ficar consultando o seu próprio currículo durante a entrevista.

Se você tiver alguma vídeo entrevista de emprego marcada nos próximos dias, siga nossas dicas e boa sorte!

The post Vídeo entrevista de emprego: como se dar bem nessa etapa de seleção? appeared first on ViaCarreira.

Share

You may also like...