Tour Virtual Louvre: visite o principal museu do mundo pela internet

Que tal visitar um dos principais museus do mundo sem sair de casa? Com o tour virtual Louvre, isso é possível. A tecnologia permite passear pelas galerias e observar obras de arte em detalhes – tudo graças à captação de imagens em altíssima definição. O resultado fica online e é de graça! Saiba mais a seguir.

O Tour Virtual Louvre é uma boa opção para quem não pode viajar para a França.

O Louvre é o principal museu de Paris (e do mundo). (Foto: Divulgação)

O que é o Louvre?

O castelo do Louvre surgiu no ano de 1190, durante o reinado de Filipe Augusto, em Paris, na França. A edificação era usada para fins militares, até que se tornou residência real em 1364. Diferentes monarcas propuseram uma série de reformas, ao longo dos séculos seguintes.

A Grande Galerie foi construída durante o reinado de Henrique VI, entre 1595 e 1610. Anos mais tarde, entre 1791 e 1793, uma assembleia destinou o Louvre às artes e o lugar acabou transformando-se num museu aberto ao público. Desde então, não para de crescer.

O prédio é organizado em diferentes setores: Antiguidades egípcias; Antiguidades do Oriente; Antiguidades gregas, etruscas e romanas; Pinturas; Esculturas; Arte decorativa; Gravuras e desenhos; Arte islâmica. O acervo ultrapassa a soma de 38 mil obras, incluindo peças de valor incalculável, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

Em frente ao palácio, ainda é possível encontrar o Jardim de Tuileries, o maior e mais antigo parque público de Paris. Ele foi criado durante o período da Renascença, a mando de Catherine de Médici, rainha da França.

Como fazer o tour virtual Louvre

A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é uma das principais obras do acervo. (Foto: Divulgação)

Milhões de pessoas visitam Paris anualmente. Muitas delas encaram horas na fila apenas para poder entrar no famoso museu. Porém, com o tour virtual Louvre, o passeio se torna bem mais prático e confortável.

É claro que a tecnologia não substitui a sensação de observar, de pertinho, uma obra de arte. Ainda assim, dá para matar a curiosidade e conferir parte das coleções. Tudo isso, obviamente, sem gastar as economias com uma passagem para a Europa!

Na visitação online, você pode observar as fachadas do prédio histórico e o interior das galerias. Um dos destinos possíveis é o departamento de Antiguidades egípcias. A exposição contempla artigos do período faraônico – alguns deles, retirados diretamente das pirâmides.

Outro tour incrível é o da Galerie d’Apollon (Galeria de Apolo). Esse local foi destruído por um incêndio em 1661, mas reconstruído. As pinturas do teto são uma homenagem ao rei Luís XIV. O painel central, intitulado Apolo matando a serpente Píton, é do artista Delacroix.

E, como o Louvre era, originalmente, uma fortaleza, não poderia faltar um fosso em torno do prédio. A ideia, à época, era reforçar as defesas, em caso de ataque via rio Sena. Hoje, os visitantes podem percorrer o perímetro do fosso original.

Ainda, o tour virtual Louvre oferece a possibilidade de conhecer algumas salas célebres, como Suger e Larcade. Esses espaços pertencem à ala de Arte decorativa. As peças em exposição vão desde tapeçarias minuciosamente produzidas até trabalhos romanescos do século X. Em resumo, uma bela amostra do acervo.

Já fez um passeio virtual por um museu? Conte-nos como foi!

The post Tour Virtual Louvre: visite o principal museu do mundo pela internet appeared first on ViaCarreira.

Share

You may also like...