Como se preparar para a entrevista do mestrado? Veja 3 dicas

A entrada na pós-graduação se dá a partir de três elementos. São eles: projeto de qualidade, bom currículo Lattes e desempenho satisfatório na entrevista do mestrado.

O momento de enfrentar a banca é decisivo, pois trata-se da oportunidade de esclarecer qualquer dúvida que os professores tenham em relação à candidatura. Por isso, não se pode deixar abater pelo nervosismo.

A entrevista do mestrado é uma das etapas mais importantes da seleção.

A entrevista é uma etapa decisiva do processo seletivo. (Foto: Divulgação)

Veja também: Dicas de como ser aprovado no mestrado

Dicas de como enfrentar a entrevista do mestrado

Claro, é sempre mais fácil falar que fazer. A expectativa e a pressão em se sair bem acabam aflorando reações inesperadas. Ainda assim, quem já passou por essa etapa da vida acadêmica sabe que a entrevista não tira pedaço de ninguém. Confira algumas sugestões para encarar o desafio com naturalidade.

  1. Conheça seu projeto (inclusive as limitações)

Um trabalho bem escrito, com as devidas referências e formatações conforme a ABNT, certamente instigará a curiosidade dos avaliadores. Caberá a eles perguntar mais detalhes sobre o desenvolvimento da pesquisa. Alguns membros das bancas têm especial interesse nos pontos mais controversos.

Prepare-se para defender seu ponto de vista. Se determinado autor foi utilizado no referencial teórico, é preciso saber por que aquele nome está ali e de que maneira aquela perspectiva contribui para a discussão proposta.

Caso um professor sinta falta de algum dado ou de uma bibliografia específica, explique, com sinceridade, o motivo da ausência. É melhor não conhecer algo que falar bobagem. Aliás, abra-se para as possibilidades: reconheça que o projeto é incompleto e que será aprofundado conforme você avançar no conteúdo das aulas.

Acima de tudo, mantenha a calma. Pense antes de falar, mas não deixe a pessoa sem resposta.

  1. Não minta

A entrevista do mestrado não se difere muito de um processo seletivo para trabalhar numa empresa. Nesses casos, mentir para impressionar os recrutadores nunca é uma estratégia sensata.

Reiterando: vale mais a pena admitir as próprias limitações que inventar alguma besteira e pagar mico. A banca precisa saber se o candidato tem as qualidades esperadas pelo programa de pós-graduação. E elas não se restringem às línguas estrangeiras que você fala nem à experiência profissional que obteve nos últimos anos.

As expectativas futuras são igualmente importantes. Entre elas, estão o tempo disponível para cursar as aulas e desenvolver a pesquisa. O emprego pode atrapalhar? A dedicação será exclusiva? Ter bolsa é uma necessidade? Essas dúvidas provavelmente irão aparecer em algum momento.

  1. Mantenha o conforto

Demonstre seriedade e segurança ao falar sobre o seu projeto. (Foto: Divulgação)

Qualquer situação social exige um comportamento adequado. No caso da avaliação, quem dita as regras são os professores.

Ao chegar à sala, cumprimente todos os membros da banca. Tome a palavra apenas quando receber autorização, sem interpelar ou interromper os demais presentes.

Responda ao humor de seus interlocutores, também. Se eles permanecerem sérios demais, melhor evitar piadinhas e comentários sobre o clima. Um sorriso cordial, porém, é sempre bem-vindo.

Por fim, não se esqueça de vestir uma roupa confortável. Sapato, jeans e camisa são uma combinação eficiente. Nada de peças muito apertadas nem de tecidos pesados demais. Com o nervosismo, a transpiração aumenta, então é bom deixar a pele respirar.

Essas foram as dicas de hoje para a entrevista do mestrado ser um sucesso. Tirou suas dúvidas? Deixe um comentário!

The post Como se preparar para a entrevista do mestrado? Veja 3 dicas appeared first on ViaCarreira.

Share

You may also like...