Conheça cinco tipos de entrevista de emprego e como elas funcionam

Conheça cinco tipos de entrevista de emprego e como elas funcionam
Conheça cinco tipos de entrevista de emprego e como elas funcionam- Foto: Reprodução

 

Conheça cinco tipos de entrevista de emprego e como elas funcionam. Existem vários tipos de entrevista de emprego, desde aqueles mais tradicionais, em que o recrutador repassa o seu currículo e apenas tira dúvidas, até aqueles mais inesperados, com perguntas esquisitas ou que levam o candidato a um pico de estresse proposital.

Como você não saberá com antecedência como será essa conversa, confira os principais tipos, saiba o que esperar em cada um e prepare-se para todos eles.

Principais tipos de entrevista de emprego

1. Entrevista baseada no currículo

Este modelo de entrevista também é bastante utilizado. É aquela mais tradicional de todas, em que o recrutador vai perguntando sobre as experiências que o candidato listou no currículo. “O entrevistador pede, por exemplo, que o candidato conte como foi a sua passagem por determinada empresa”, afirma Fernanda Thees, sócia-diretora da Loite, empresa de orientação de jovens para carreira e para processos seletivos. “Nesse tipo de conversa, em que as perguntas são mais abertas, o candidato tem oportunidade de escolher que pontos quer enfatizar e que pontos prefere deixar de lado”, diz ela.

2. Entrevista baseada em valores

Denise Barreto, sócia-fundadora da GNext Talent Group, especializada em recrutamento e seleção, afirma que a entrevista por valores é outro formato que começa ser difundido. Neste modelo, o entrevistador observa se existe alinhamento entre a cultura da empresa e as motivações profissionais do candidato. Esse, aliás, é um tema cada vez mais recorrente nos processos seletivos.

3. Entrevista por análise de caso

Há também a entrevista baseada em análise de caso, quando o entrevistado precisa explicar como resolveria um desafio proposto pelo recrutador. O desafio pode ser real ou hipotético, o que importa é a capacidade de o candidato avaliar a situação e propor soluções com base no seu conhecimento e na sua agilidade de raciocínio.

4. Entrevista por competências

A entrevista por competências é aquela em que o entrevistador pede que o candidato conte situações reais por que já passou que possam mostrar como ele fez para atingir uma meta desafiadora ou resolver um problema de comunicação, por exemplo. Essa é uma das técnicas mais utilizadas atualmente e a tendência é de que sua utilização continue aumentando.

5. Perguntas esquisitas

Também não é raro surgirem perguntas esquisitas (“Quantos bueiros existem em São Paulo?”) durante a conversa entre candidato e recrutador. Essas questão aparecem para avaliar estrutura lógica, criatividade, capacidade de abstração e análise do candidato.

“Normalmente são mais aplicadas em processos de Consultorias de Gestão e Mercado Financeiro,” afirma Denise.

6. Entrevista por estresse

Ainda falando de Mercado Financeiro, Denise conta que já foi comum utilizar a “entrevista por estresse” nesse setor. “A ideia era testar o limite emocional e a perspicácia da pessoa, colocando-a numa situação real de estresse durante a entrevista, já que este seria seu desafio diário”, explica. “Essa técnica caiu em desuso depois da Avaliação por Competência, que pode levar à mesma conclusão sem expor o candidato”, conta.

“Hoje, a recomendação é proporcionar à pessoa uma experiência positiva e de aprendizado ao longo do processo seletivo, visto que qualquer entrevista é estressante por natureza.” E não é?

Autor: Fernanda Bottoni – Vagas Profissões

O post Conheça cinco tipos de entrevista de emprego e como elas funcionam apareceu primeiro em N1.

Share

You may also like...