Como conseguir um emprego depois de muito tempo parado? Veja 10 dicas

A busca por recolocação profissional nem sempre é fácil, principalmente depois de ficar meses ou anos longe do mercado de trabalho. Quem enfrenta essa realidade precisa ser persistente e seguir algumas recomendações, que ajudam a conseguir um emprego depois de muito tempo parado. Confira!

Conseguir um emprego depois de muito tempo parado requer esforço e persistência.

Recolocação profissional requer persistência e disposição. (Foto: iStock)

Diferentes fatores levam uma pessoa a deixar o mercado de trabalho. A falta de oportunidades é o motivo mais recorrente, sobretudo em tempos de crise econômica. Algumas áreas, que antes eram campeãs em geração de vagas de emprego, agora passam por dificuldades, como é o caso do setor de construção civil. Além da situação de desemprego, que pode se estender por meses ou anos, a saída do mercado pode ser motivada pelo nascimento de um filho e problema de saúde.

TOP 10: Dicas para conseguir um emprego depois de muito tempo parado

Por mais que pareça difícil conseguir emprego após muito tempo fora do mercado, é preciso dar os primeiros passos. Confira algumas dicas para arrumar trabalho:

1 – Aproveite o tempo livre para se qualificar

Nada de ficar se lamentando pelos cantos por não conseguir um emprego. A melhor forma de mudar essa realidade e aumentar as chances no mercado é aproveitando o tempo livre para qualificar-se. Invista na capacitação, inclusive em cursos gratuitos que desenvolvem habilidades comportamentais e de relacionamento interpessoal.

Os cursos profissionalizantes são oferecidos pela internet e também de forma presencial. Os alunos, após passarem por essa formação, conseguem aumentar o nível de competitividade no mercado de trabalho. Aliás, não são apenas os cursos que aproximam o candidato de uma contratação. Também vale a pena usar o tempo livre para participar de eventos, palestras gratuitas e feiras da área na qual você se formou ou tem experiência.

2 – Faça networking

QI (Quem Indique) ainda é uma das melhores formas de conseguir um trabalho. Ao participar de eventos da sua área, procure conhecer pessoas novas e amplie a rede de contatos. Conversar com antigos colegas de trabalho ou de faculdade também é uma forma de abrir portas no mercado.

3 – Aprenda um novo idioma

Enquanto a tão sonhada vaga de emprego não aparece, aproveite para fazer coisas produtivas nos seus dias livres. Uma boa sugestão é aprender um idioma. As empresas valorizam candidatos que falam outras línguas, principalmente inglês e espanhol. Considere os cursos gratuitos online de inglês e as diversas ferramentas de idiomas gratuitas na internet, que tornam o aprendizado muito mais acessível.

4 – Fique por dentro do que está acontecendo na área de atuação

Você ficou muito tempo parado, portanto, está por fora das principais tendências do setor em que trabalhava. Procure, então, aproveitar o período de transição para entender o que está acontecendo no setor, quais são as exigências e as expectativas de salário.

5 – Autoconhecimento

Avalie a sua vida a partir de todos os aspectos e busque autoconhecimento. Se ficar difícil tirar conclusões sozinho, converse com colegas e peça para que eles apontem os seus pontos positivos e os que precisam ser melhorados de alguma forma.

6 – Mantenha o currículo atualizado

Atualize o seu currículo periodicamente. (Foto: iStock)

Atualizar o currículo é essencial para conseguir oportunidades de trabalho, principalmente se você investiu em cursos nos últimos meses. Caso tenha cadastrado os dados profissionais na plataforma digital de uma determinada empresa, mas não obteve uma resposta do RH, tente de novo.

Dica: o envio de currículo deve ser feito a cada seis meses em uma mesma companhia.

7 – Mudar de área pode ser uma opção

Conseguir um emprego depois de muito tempo parado é uma tarefa árdua, sobretudo quando a área de atuação está em crise ou saturada. Nesse caso, a dica é mudar de carreira e tentar uma outra área que esteja em alta, ou seja, com mais oportunidades.

8 – Prepare-se para a entrevista

Por que você está há dois anos sem trabalhar? Essa é uma pergunta que deixa qualquer candidato com medo durante uma entrevista de emprego. No entanto, fique tranquilo, pois os recrutadores entendem a atual situação do mercado de trabalho.

Durante a entrevista, seja verdadeiro e explique os motivos para ter ficado fora do mercado por tanto tempo. Demonstre energia e vontade de trabalhar. Lembre-se de que os recrutadores não gostam de pessoas acomodadas, com sentimento de derrota e que não aparentam disposição para viver um novo desafio na carreira.

9 – Empreenda

Você tentou de todas as formas a recolocação profissional, mas não obteve sucesso? Calma. Revela os seus planos e considere um outro caminho: empreender. Muitos profissionais estão deixando a longa fila do desemprego para tentar abrir o próprio negócio. Abrir uma empresa tem seu risco, mas com a criação da categoria de Microempreendedor individual (MEI), tudo ficou mais fácil. Não sabe como empreender? Então confira ideias para abrir um negócio barato e rentável.

10 – Não se deixe abater

Procurar emprego após muito tempo desempregado pode ser frustrante para algumas pessoas, principalmente quando você coleciona “nãos” de recrutadores ou quando as empresas ignoram o seu currículo.  Em todo caso, não se desespere. Tenha paciência, controle a ansiedade e continue correndo atrás de uma oportunidade. Mesmo se o mercado de trabalho estiver competitivo, não desanime. Participe das entrevistas e tente melhorar o seu desempenho a cada dia.

E então? Ficou mais fácil conseguir um emprego depois de muito tempo parado com essas dicas? Deixe um comentário. Boa sorte nos processos seletivos!

O post Como conseguir um emprego depois de muito tempo parado? Veja 10 dicas apareceu primeiro em ViaCarreira.

Share

You may also like...