Unesp, USP e UNICAMP: conheça as diferenças e semelhanças dos vestibulares 

Para quem vai prestar o vestibulares da Unesp, USP e UNICAMP  neste ano, além de muito estudo e dedicação, vale saber quais os pontos que aproximam e distanciam essas provas.  E com o objetivo de facilitar a sua preparação para cada uma das aplicações, veja neste artigo quais são as principais semelhanças e diferenças entre esses processos seletivos.

Tire suas dúvidas sobre as provas da Unesp, USP e UNICAMP.

Os principais vestibulares de São Paulo possuem semelhanças e diferenças. (Foto: iStock)

Semelhanças e diferenças entre as provas da Unesp, USP e UNICAMP

Se você está se preparando para prestar o vestibular da Unesp 2019, bem como o Unicamp e Fuvest,  é importante entender que todas eles serão contempladas por semelhanças e diferenças entre si.

Com contrastes que vão desde o peso de cada matéria até a forma como as questões são aplicadas, o grande ponto facilitador fica por conta do conteúdo. Uma vez que, nos três vestibulares as matérias do currículo do ensino médio acabam servindo como base para as provas. 

UNESP

Considerado o vestibular que mais parecido com Enem, esse fato é dado por contra da divisão da prova. Já que assim como Exame Nacional do Ensino Médio, as áreas do conhecimento aplicadas na VUNESP são determinadas da seguinte forma:

  • Linguagens e Códigos:língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte;
  • Ciências Humanas:história, geografia, filosofia e sociologia;
  • Ciências da Natureza e Matemática:biologia, química, física e matemática.

Isso não quer dizer que essas ciências não sejam cobradas no vestibular da Unicamp ou da Fuvest.   Visto que o conteúdo voltado para exatas, humanas e biológicas fazem parte de todos os vestibulares do Brasil.

Contudo, o que contrasta é a forma como os seus conhecimentos serão avaliados.  De acordo com uma matéria da G1, a aplicação da Vunesp, por exemplo, tende a facilitar o ingresso de estudantes interessados pelas áreas de humanas.

Isso porque, perguntas relacionadas às matérias de matemática, química, física e biologia não chegam a 20 questões.

Outro fator que contribui para a prova de humanas ter um peso maior está ligado as suas questões dissertativas de filosofia e sociologia, acontecendo na segunda fase, elas cobram uma alta capacidade redacional do candidato.

Além disso, o tempo de duração da Vunesp em relação Fuvest e Unicamp é outro ponto a  ser ressaltado .

Ao contrário dos dois vestibulares que contam com 05 horas de duração, tanto na primeira como a segunda fase da Vunesp o candidato terá 4 horas e 30 minutos, para resolver as 90 questões de múltipla escolha da primeira aplicação, e 36 questões discursivas mais uma redação em gênero dissertativo da segunda aplicação.

Unicamp

A primeira diferença que podemos citar sobre o vestibular da Unicamp para com o da  Fuvest e a Vunesp, é que os testes dessa aplicação são compostos por quatro alternativas ao invés de cinco.

Cobrando os conteúdos mais importantes do ensino médio e tendo 05 horas de duração, as 90 questões aplicadas na primeira fase serão dividias em:

  • 13 questões de língua portuguesa e literatura;
  • 13 de matemática;
  • 9 de história;
  • 9 de geografia;
  • 9 de física;
  • 9 de química;
  • 9 de biologia;
  • 7 de inglês;
  • 12 perguntas interdisciplinares.

Outro detalhe é que os conteúdos de filosofia são cobrados juntamente com os de história e geografia. Além disso, diferente da Fuvest e Vunesp as questões sobre a língua inglesa só caem na primeira fase.

Agora, para saber como como se preparar para a segunda fase da UNICAMP, podemos levantar, primeiro, que assim como na Fuvest, o candidato terá também 03 dias de provas e 04 horas para resolução das questões.

Durante esses 03 dias, no primeiro você deverá realizar a prova de português, literatura e redação, podendo ser de qualquer gênero,  diferenciando-se, assim, dos outros vestibulares,  nos quais a produção de um texto dissertativo argumentativo é inerente as duas provas.

Agora, o segundo dia fica por conta das matérias de história, geografia e matemática. Já na última fase todo o seu raciocínio será voltado paras as disciplinas de física, biologia e química.

É importante ressaltar, que todas as questões da segunda fase serão dissertativas, divididas em 06 perguntas para cada disciplina.

USP- Fuvest

A Fuvest é o vestibular mais concorrido do Brasil, por isso é tão importante se dedicar aos estudos. (Foto: iStock)

E por fim, mas não menos importante, chegou a hora de entender qual é a diferença entre o vestibular mais concorrido do Brasil, em relação aos mencionados anteriormente.

Assim com a prova da Vunesp e Unicamp, as questões terão o mesmo teor conteudista. Porém, de acordo com o relato de alguns professores de cursinho em uma matéria do G1, para chegar a resposta correta, a capacidade de associação e comparação será um pouco mais rígida do que nos outros vestibulares, exigindo um paralelo entre o raciocínio e a criatividade .

Cobrando tudo que é ensinado no ensino médio, outra tarefa a ser incluída na sua preparação para passar na Fuvest estudando em casa é a leitura de algumas obras literárias da língua portuguesa, cobradas na primeira e segunda fase.

Em relação à primeira fase, ela é contemplada por 90 questões, física geografia, história, português, química, matemática e biologia, assemelhando-se, assim, as provas da Unesp e Unicamp.

Já a segunda fase, bem como os outros vestibulares é realizada em 03 dias de provas dissertativas.

Contudo, uma diferença interessante é dada pelo vestibular da Fuvest e o da Unicamp. Visto que assim como a prova da Unesp,  o peso na área de humanas acaba sendo maior, precisamente, para matéria de língua portuguesa.

Isso porque, o primeiro dia da segunda fase é contemplado apenas por uma prova com 10 questões de português e uma redação.  Já a semelhança entre esses dois vestibulares é duração de suas aplicações que, também, contam com 05 horas para primeira fase e 04 horas para a segunda.

No segundo dia serão aplicadas 16 questões reunindo todo o conteúdo do ensino médio, sendo exclusa apenas a disciplina de língua portuguesa. Agora, para último dia o que será cobrado serão os conhecimentos específicos, de acordo com carreira escolhida por você.

E aí? O que você achou deste artigo sobre as provas da Unesp, USP e UNICAMP? Compartilhe com a gente a sua opinião e fique por dentro deste portal!

O post Unesp, USP e UNICAMP: conheça as diferenças e semelhanças dos vestibulares  apareceu primeiro em ViaCarreira.

Share

You may also like...