Cursos profissionalizantes em Salvador: veja as melhores escolas

Na pressa de se colocar no mercado de trabalho, muita gente troca a faculdade por um curso profissionalizante. Esse tipo de formação é focada na especialização em alguma área e possui menor duração do que uma graduação. Você mora na capital da Bahia e quer saber mais sobre os cursos técnicos disponíveis? Confira esses cursos profissionalizantes em Salvador.

Os cursos profissionalizantes em Salvador facilitam a conquista de um emprego.

A capital baiana tem várias escolas de educação profissional. (Foto: iStock)

Os cursos profissionalizantes em Salvador são dos tipos livres, técnicos e tecnólogos. Em comum, ambos possibilitam uma inserção rápida no mercado de trabalho ao oferecer qualificação de forma rápida e adequada.

Entre algumas vantagens desse tipo de curso está o preço mais acessível do que o de uma faculdade, a duração de cerca de dois anos e conteúdo voltado para a prática.

Opções de cursos profissionalizantes em Salvador

Salvador tem uma cartela variada de cursos profissionalizantes de várias áreas. A Escola Técnica CAIC (Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos) é uma das opções. Com quase 20 anos de tradição, a escola atende jovens e adultos que querem se profissionalizar nas áreas de Enfermagem, Nutrição, Administração, Eletromecânica, Eletrotécnica, Edificações, Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, entre outros.

Outra opção de instituição que oferece cursos profissionalizantes em Salvador é a Se7e Centro Tecnólogico. Entre os diferenciais da escola, que tem mais de 10 anos de experiência, está a possibilidade de o aluno realizar cursos online gratuitos. Além deles, é possível fazer cursos em diversas áreas.

Na cartela de cursos da Se7e estão: Administração, Análises Clínicas, Contabilidade, Eletromecânica, Eletrônica, Enfermagem, Estética, Farmácia, Informática, Nutrição e Dietética, Radiologia, Saúde Bucal, Segurança do Trabalho, Cuidador de Idoso, Massoterapia e Saúde e Estética.

Senai e Senac

Salvador também possui cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senai e Senac estaduais. O Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) oferece cursos técnicos e profissionalizantes nas áreas de Informática, Gastronomia, Línguas, Hospitalidade, Gestão, Saúde, entre outros.

A instituição é uma das mais renomadas do país e possui seis unidades na cidade (Aquidabã, Casa do Comércio, Comércio, Pelourinho, Praça da Sé e Rua Chile). O Senac oferece ainda cursos técnicos à distância. As inscrições dessa modalidade prosseguem até início de setembro.

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibiliza cursos técnicos e profissionalizantes em Alimentos, Automoção Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecatrônica, Petroquímica, Programação de Jogos Digitais, Qualidade, Química, Rede de Computadores, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Telecomunicações e Vestuário.

O Senai BA prepara os seus alunos para trabalhar na indústria. (Foto: iStock)

IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é uma das instituições de ensino mais respeitadas do estado. Vinculado ao Governo Federal, o IFBA tem campus em Salvador e possui três tipos de cursos técnicos: integrado, subsequente e Proeja.

Os cursos integrados se destinam a alunos que concluíram o ensino fundamental (8ª série/9º ano) e pretendem conciliar ensino médio com formação profissional. Têm duração mínima de quatro anos. A modalidade subsequente é indicada para quem já terminou o ensino médio e quer se profissionalizar, tendo duração média de dois anos.

Os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) são indicados para quem tem a partir de 18 anos e deseja dar continuidade aos estudos, unindo ensino médio com qualificação profissional.

O post Cursos profissionalizantes em Salvador: veja as melhores escolas apareceu primeiro em ViaCarreira.

Share

You may also like...