Transferwise: aprenda como enviar dinheiro para o exterior

Em um mundo cada vez mais conectado onde a mobilidade ficou mais fácil, transferir dinheiro para o exterior, às vezes, é uma necessidade. E pesa muito no bolso graças às variações cambiais e as altas taxas bancárias. A Transferwise é uma alternativa que tem ajudado a diminuir os gastos de quem precisa fazer esse tipo de transação.

Página inicial do Tranferwise. (Foto: Divulgação)

Para quem ainda não conhece, a Transferwise é uma ferramenta online de transferência de dinheiro que permite enviar quantias para o exterior por meio de um aplicativo instalado em um smartphone ou tablet. O aplicativo está disponível para dispositivos iOS e Android.

Vantagens de usar a Transferwise

Perfeito para quem mora fora do Brasil ou está fazendo uma viagem mais longa, a plataforma tem como principal vantagem as taxas menores (até oito vezes) do que as oferecidas pelos bancos tradicionais.

A principal diferença de taxa está mesmo no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Enquanto a transferência por um banco ou a utilização do cartão de crédito gera 6,8% de imposto, o Tranferwise cobra apenas 1,1% sob o valor da transação. A plataforma ainda utiliza a cotação comercial da moeda, e não a de turismo, geralmente mais cara.

Ao final de cada transação, o aplicativo mostra um resumo em que o usuário pode conferir o valor total em reais do gasto no serviço (a plataforma tem apenas uma comissão transparente, que é mostrada desde o início em que você cria a transferência).

A plataforma possui parceiros bancários em vários países. No Brasil, as operações são realizadas pelos MS Bank e Banco Rendimento. A transferência pode ser paga com boleto ou transferência TED.

Como usar a Transferwise

Para começar a usar a Tranferwise é preciso criar um perfil na plataforma. O cadastro pode ser feito por meio do site da plataforma ou do próprio aplicativo.

Após realizado o cadastro, o usuário é redirecionado para a página onde será feita a transação. No espaço indicado pela seta, insira o valor que deseja transferir. Na primeira caixa, selecione a moeda usada no país de saída (de quem está depositando o dinheiro). Na caixa seguinte, selecione a moeda na qual o dinheiro será convertido (o país destino da transferência).

Somente pessoas físicas podem realizar as transações. (Foto: Divulgação)

As transações só podem ser realizadas por pessoas físicas, não por empresas ou com finalidades comerciais ou para pagamento de serviços. Após confirmar que a transação é pessoal, o serviço pedirá a confirmação de uma série de dados (nome, data de nascimento, CPF, número do passaporte ou RG, endereço completo etc).

O próximo passo é informar se a transferência será realizada para você mesmo ou para terceiros. Por último, o usuário deve preencher os dados do destinatário da transferência, como e-mail, nome completo e o número internacional da conta.

Após a confirmação dos dados, é só concluir a transação. Em seguida, será gerado um boleto para o pagamento da transferência. Ele pode ser pago nos caixas eletrônicos ou por meio do Internet Banking ou apps. Mas fique atento, o pagamento será feito em nome da pessoa que realizou a transferência. E cuidado com a data de vencimento. O pagamento não pode ser feito após o prazo expirar.

O post Transferwise: aprenda como enviar dinheiro para o exterior apareceu primeiro em ViaCarreira.

Share

You may also like...