Vestibular Unesp 2019: tudo sobre inscrição, cronograma e provas

Você está ansioso pela chegada do vestibular Unesp 2019? Pois é, com o início do 2º semestre do ano, os vestibulares importantes ficam cada vez mais próximos, obrigando os candidatos a prepararem-se de maneira mais séria e dedicada.

O vestibular Unesp 2019 é um dos mais disputados do estado de São Paulo.

A Unesp está se preparando para realizar o vestibular 2019. (Foto: Divulgação)

Se você pretende prestar o processo seletivo da Unesp 2019, é bom estar por dentro das novidades: a Universidade Estadual Paulista (Unesp) já definiu as datas do processo seletivo.

A escolha foi feita em acordo com outras instituições como USP, Unicamp, Unifesp, ITA, Famerp, Mackeinze e PUC – todas elas precisam “dialogar” para que não haja coincidência de datas e, dessa forma, os candidatos tenham a possibilidade de prestar mais de um vestibular. Confira os detalhes!

Inscrições Vestibular Unesp 2019

Se você está interessado em prestar o vestibular Unesp 2019, terá que efetivar sua inscrição no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), entre os dias 10 de setembro e 8 de outubro de 2018. O anúncio oficial das datas ocorreu no mês de abril.

A instituição ainda não divulgou o valor a ser cobrado pelas taxas de inscrição, mas sabe-se que ela foi de R$ 170,00 na última edição (2018) do vestibular.

A Unesp ainda soltará outro comunicado explicando o que deve ser feito pelos alunos que pretendem pedir a isenção desse valor.

Calendário e provas

Depois de se inscreverem, o próximo passo dos candidatos é aguardar pela prova da primeira fase, que ocorre no dia 15 de novembro, uma quinta-feira.

Os estudantes que passarem por esse primeiro teste terão a oportunidade de continuar na disputa por uma vaga de graduação na Unesp. Para isso, serão submetidos a mais dois dias de provas, programados para os dias 16 e 17 de dezembro, um domingo e uma segunda-feira.

O resultado final do vestibular Unesp 2019 será divulgado no dia 1 de fevereiro de 2019. Se você busca por mais informações, uma resolução deverá ser publicada em breve explicando tudo sobre cursos e quantidade de vagas disponíveis.

O que esperar das provas?

Na primeira fase, os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para responder 90 questões de múltipla escolha. Eles terão que demonstrar conhecimentos sobre as disciplinas do ensino médio, ou seja, Língua portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física, Arte, Biologia, Química, Matemática, Física, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

A segunda fase, realizada em dois dias, será composta por 36 questões discursivas e uma proposta de redação.

Números da última edição do vestibular

Na última edição do vestibular, realizada em 2018, a Unesp bateu recorde com o seu número de inscritos. Foram mais de 107 mil candidatos, um aumento de 5,5% em relação aos números de 2017.

Em 2018 a Universidade Estadual Paulista ofereceu 7.365 vagas em 173 cursos de 23 cidades. Em cada curso, 50% das vagas foram direcionadas a alunos que comprovaram ter realizado o ensino médio integralmente em escola pública.

Sobre a Unesp

A Universidade Estadual Paulista, mais conhecida como Unesp, é uma das instituições públicas de ensino mais conceituadas do país e que também se destacada no cenário latino-americano.

Com 34 faculdades e institutos espalhados por 24 municípios do estado de São Paulo, oferece 185 cursos de graduação e 141 programas de pós-graduação.

A UNESP se destaca como uma das maiores universidades do estado de São Paulo. (Foto: Divulgação)

A UNESP se destaca como uma das maiores universidades do estado de São Paulo. (Foto: Divulgação)

Com 50.594 alunos, 3.880 professores e 7.071 servidores técnico-administrativos, atualmente a Unesp mantém quase 2 mil laboratórios e três escolas de ensino técnico, localizadas em Bauru, Guaratinguetá e Jaboticabal.

Agora você já sabe tudo sobre o vestibular Unesp 2019. Anote as informações em algum lugar bem visível e não perca os prazos!


➜ Resumo do vestibular


  • IES:Universidade Estadual Paulista
  • Número de vagas: mais de 7 mil
  • Cursos:  graduação (bacharelado, licenciatura e superior tecnológico)
  • Período de inscrição: de 10 de setembro a 8 de outubro de 2018
  • Taxa de inscrição: não foi definida
  • Data da prova (primeira fase): 15 de novembro de 2018
  • Data da prova (segunda fase): 16 e 17 de dezembro de 2018
  • Divulgação do resultado: 01 de fevereiro de 2019
  • Banca organizadora: Fundação Vunesp

Restou alguma dúvida sobre o cronograma do processo seletivo? Então deixe um comentário baixo e responderemos o mais breve possível!

O post Vestibular Unesp 2019: tudo sobre inscrição, cronograma e provas apareceu primeiro em ViaCarreira.

Share

You may also like...