Quais são os seus pontos fortes? Veja como responder essa pergunta na entrevista

A entrevista de emprego é um importante momento no caminho para conseguir um novo trabalho. É nela que os recrutadores têm uma real impressão das potencialidades, qualidades e defeitos dos candidatos. É preciso estar preparado para responder perguntas básicas e comuns como “quais são os seus pontos fortes?”, por exemplo.

Quais são os seus pontos fortes? Responda essa pergunta com objetividade.

Candidato deve tomar cuidado para não fazer muitos autoelogios. (Foto: Divulgação)

Responder quais são os seus pontos fortes muitas vezes é um momento delicado da entrevista e derruba muitos candidatos que escolhem o caminho do autoelogio e do excesso de autoestima e pretensão.

Há alguns truques que podem ajudar os profissionais que estão em busca de uma nova oportunidade ou recolocação no mercado a se sair melhor na hora de responder a essa temida pergunta. Confira alguns deles nessa matéria.

Destaque quais são os seus pontos fortes

Os pontos fortes são características que vão distinguir os profissionais uns dos outros durante a seleção de uma vaga. Por isso é tão comum que essa pergunta seja feita durante entrevistas de emprego.

Os candidatos precisam saber como destacar esses pontos positivos, mas sem exageros. Ao invés de se auto elogiar para citar quais são os seus pontos fortes, o mais indicado é usar exemplos de situações profissionais passadas para demonstrar qualidades como a capacidade para resolução de problemas.

Seja honesto e faça uma autoavaliação antes de simplesmente ir citando pontos fortes aleatórios. Não basta listar qualidades, mas saber exemplifica-las. O objetivo é claro: impressionar os recrutadores e assumir uma posição dianteira em relação à concorrência.

Veja mais dicas sobre entrevista de emprego no Via Carreira.

Um passo importante é, durante a preparação para a entrevista, você listar características profissionais que considere qualidades e justificá-las com o máximo de detalhes possível. Isso, claro, levando em consideração a vaga que você está almejando e quais são suas funções.

Pontos fortes que devem ser explorados

Objetividade faz toda diferença ao responder essa pergunta. (Foto: Divulgação)

Na hora de responder quais são seus pontos fortes muitos candidatos optam por falar uma lista extensa de qualidades: “sou criativo, organizado, pontual, detalhista, dinâmico etc.”. A questão é que essa penca de adjetivos dita como se fosse uma lista de supermercado não quer dizer nada.

Ser objetivo na resposta dessa pergunta também é importante. Por isso, exemplificar com histórias reais e demonstrar autoconhecimento são estratégias que funcionam melhor do que o autoelogio. Mais do que um candidato que tem qualidades demais, os recrutadores querem profissionais que saibam criar uma narrativa ao redor desses pontos fortes de acordo com as necessidades reais da empresa.

E quais são esses pontos fortes tão desejados? Em primeiro lugar, o candidato deve estar ciente sobre a história e cultura da empresa em que almeja trabalhar. As funções do cargo também são fundamentais para que você explore as qualidades adequadas a elas.

É a partir desses dois pilares que o candidato irá desenvolver suas respostas para explicar como é organizado, flexível, criativo, proativo etc.

Fique atento também à postura dos entrevistadores e saiba aproveitar os momentos certos para destacar quais são seus pontos fortes. Durante a entrevista, é normal que os recrutadores abram brechas para que o candidato fale sobre si mesmo. Boa entrevista!

O post Quais são os seus pontos fortes? Veja como responder essa pergunta na entrevista apareceu primeiro em ViaCarreira.

Share

You may also like...