Governo decreta cota de 30% para negros em vagas de Estágio e Aprendiz

Na quinta feira (28), o Governo decretou cotas de 30% para negros que são válidas tanto para estágio quanto para aprendizes.

Decreto do Governo

O presidente Michel Temer assinou um decreto na quinta-feira (28), aceitando a cota de 30% para seleções nos programas de Estágio e Jovem Aprendiz.

Com esta nova medida, o mercado de trabalho oferece mais oportunidades para negros no mercado de trabalho.

Infelizmente, muitos jovens ainda encontram muitas dificuldades na inserção da carreira. Consciente deste cenário, o Governo Federal usou essas medidas para aumentar as oportunidades para os jovens negros, criando maiores facilidades com a decretação das cotas. Assim, órgãos e empresas terão a obrigação de contratar no mínimo, 30% dos negros. Sendo assim, das 10 pessoas para a seleção num Programa de Estágio ou Aprendiz, 3 deverão ser negros.

Quem poderá ter o direito das cotas que estão direcionadas para negros?

Para a disputa de vagas que estão reservadas aos negros, candidatos precisam ser autodeclarados que são pretos ou pardos, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com esse decreto, é possível que o mercado se responsabilizará por 40 mil oportunidades aos jovens negros a ingressar facilmente para o mercado de trabalho.

E o melhor, contribui ainda mais com a desigualdade racial.

E se as vagas para negros não forem totalmente preenchidas?

Caso não houver negros o suficiente para as vagas de determinado Programa ou oportunidade, as vagas podem se tornar remanescentes para o Processo Seletivo de ampla concorrência. Agora, se houver declaração falsa do candidato, este será eliminado da oportunidade ou Programa.

Não deixe de continuar acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: http://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

O post Governo decreta cota de 30% para negros em vagas de Estágio e Aprendiz apareceu primeiro em Estágio Online.

Share

You may also like...